Construção de capacitações

Avaliamos em conjunto com o corpo executivo, quais são as capacitações necessárias para a empresa competir em seus mercados, dado o posicionamento estratégico escolhido, e quais serão suas bases de diferenciação.

Geralmente iniciamos nosso trabalho a partir de um diagnóstico das capacitações existentes, o alinhamento destas com o modelo de geração de valor e as ações de evolução e fortalecimento necessárias.

Em nosso entendimento, capacitações estratégicas são o conjunto de processos, informações, conhecimento, regras de negócio, decisões e ações de pessoas que geram um diferencial competitivo relevante para a empresa.

Ajudamos nossos clientes a criar estes diferenciais. Por exemplo, estruturar o fluxo de informações que viabiliza a agilidade de ação e decisão via processos de inteligência, análises e conhecimento diferenciado do consumidor.

Outros exemplos incluem: visões de resultados que explicitam as relações de causa e efeito dos reais determinantes de negócio para facilitar o julgamento e trade offs de gestão; construção de processos integrais com alinhamento de ações para redução do ciclo entre demanda e oferta.

Realizamos uma profunda análise de benchmarks competitivos nos mercados doméstico e internacional avaliando players específicos, sua atuação no mercado e história da evolução das suas capacitações.

Nosso objetivo principal é que clientes construam plataformas de capacitações sustentáveis e que sua utilização possa ser replicada em negócios semelhantes ou adjacentes.

Tipos de projetos de construção de capacitações

 

  • Desenho e implementação de arquitetura de informações com foco nas dimensões de gestão, operações, mercado, produtos e custos
  • Definição do footprint de originação, minimizando o custo total de aquisição, para modelos de abastecimento próprios, terceirizados ou mistos
  • Estruturação de modelos de avaliação de resultados com conceitos ajustados para suporte a decisões específicas de negócio—precificação, definição de metas e incentivos, margens de clientes e produtos, definição do modelo de abastecimento ou distribuição
  • Construção de modelos de simulação e otimização de operação, mercado e negócio
  • Estruturação do planejamento de recursos humanos com foco na construção e desenvolvimento das competências-chave
  • Otimização do modelo de distribuição, vendas e atendimento
  • Construção de modelos preditivos com base em relações de causa e efeito das variáveis- chave de negócio